top of page
marmore.png

A Importância da Reabilitação na Terceira Idade - Como Conseguir o Envelhecimento Ativo


O processo de envelhecimento está correlacionado com uma maior incidência de comprometimento físico e incapacidade funcional, resultando inquestionavelmente na redução da qualidade de vida.


A reabilitação desempenha um papel crucial no tratamento de idosos, pois a perda de capacidades físicas tem um impacto negativo direto na qualidade de vida.


O declínio das funções fisiológicas, morfológicas e bioquímicas, leva à redução do consumo de oxigénio, diminuição da quantidade de água, concentração de gordura e perda da elasticidade do tecido conjuntivo.

A fraqueza muscular, origina uma perda de controlo sob os movimentos corporais, que concomitantemente com a diminuição de equilíbrio origina alguns quedas nos idosos. O cansaço e a perda de sensibilidade são também alguns dos sintomas mais comuns.


A Organização Mundial de Saúde preconiza o envelhecimento ativo e a Fisioterapia, cuja área de estudo é o movimento humano, está numa posição ideal para, com o seu corpo de conhecimento, atuar promovendo a saúde da pessoa idosa, ajudando-a a manter a independência, a melhorar a qualidade de vida e a lidar com as complexidades do processo de envelhecimento. 

Nesta faixa etária, a fisioterapia tem como objetivo principal a independência da pessoa na AVD’s, através da redução das consequências fisiológicas do envelhecimento, na sua componente funcional e estrutural. Almejamos assim uma população mais independente e mais ativa, com contributo na comunidade e em todos aqueles que os rodeiam.


O campo psicológico é ajudado a partir da promoção do bem-estar, resultante da recuperação da capacidade física do idoso.




8 PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA REABILITAÇÃO NA TERCEIRA IDADE:

  • Diminuição de dores nas articulações e nos músculos;

  • Tratamento de problemas cardiovasculares;

  • Melhoria da capacidade respiratória e, consequentemente, da resistência ao esforço;

  • Melhoria da postura corporal;

  • Fortalecimento dos músculos e das articulações;

  • Aumento da flexibilidade;

  • Promoção da independência física;

  • Melhoria de doenças associadas.


Tem dúvidas sobre a condição? Marque já a sua consulta!


 
Logótipo Centro Medular



 

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page