A Acupuntura é mundialmente reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como especialidade indicada e eficaz na resolução de processos de dor.
A Organização Mundial de Saúde apresenta uma lista de diversas patologias, em que está provado que a Medicina Tradicional Chinesa pode ajudar:
Dor de Cabeça/Enxaqueca
Dor no Pescoço/Ombros
Dor facial (incluindo distúrbios craniomandibulares)
Dor de ouvidos
Dor de garganta (incluindo amigdalite)
Dor odontológia (incluindo dor de dente e disfunção temporomandibular)
Dor abdominal (em gastroenterite aguda ou devido a espasmo gastrointestinal)
Dor Pós-Operatória
Gonalgia (dor nos joelhos)
Cervicalgia/Lombalgia (dor na cervical e na lombar)
Osteoartrite
Ciatalgia
Epicondilite
Tensão Muscular
Gota
Cólica renal
Fascite
Cólica biliar
Periartrite do ombro
Entorse da tíbio-társica (pé)
Torcicolo
Do ponto de vista científico, os efeitos da acupuntura são explicados através da estimulação e liberação de substâncias endógenas, endorfinas, neurotransmissores e hormonas que vão modelar o sistema nervoso central e autónomo.
A acupuntura pode até triplicar os efeitos de um composto natural conhecido pelas suas funções anti-inflamatórias e analgésicas. Estudos recentes observaram que os tecidos próximos das agulhas tinham até 24 vezes mais adenosina, sugerindo que a impercetível perfuração da pele possa acionar tanto a acumulação da substância em tecidos mais externos da pele, como também a sinalização ao cérebro para criar endorfinas contra a dor e neurotransmissores e hormonas naturais ambos com ação reguladora.
A acupuntura pode ser utilizada como alternativa a alguns tratamentos ou quando estão contraindicados fármacos, como na gravidez (utilização de apenas alguns pontos), estados de alergias, insuficiência renal e cardíaca.
Pode e deve, ser utilizada concomitantemente com outros tratamentos, de forma integrativa, com vista a potenciar os seus resultados.
A acupuntura e a acupressão podem ser utilizadas em qualquer idade nomeadamente em Pediatria (com recurso a agulhas específicas, nestes casos). Em crianças com idade inferior a 6 anos, recomenda-se o uso de laser nos pontos de acupuntura.
Comments