A dor ciática resulta de um dano primário ou secundário do ciático nervo na região lombar ou glútea, que afeta as extremidades inferiores com queixas motoras e sensoriais.
Nos últimos anos, as queixas de dor ciática tornaram-se uma preocupação global devido à sua alta prevalência (cerca de 40% da população).
Cerca de 90% dos casos de ciática são causados pela compressão das raízes nervosas do nervo ciático devido à protrusão dos discos lombares, mas ossos, músculos, infeções e tumores e também podem causar inflamação do nervo ciático, devido à compressão no seu percurso.
Relativamente ao tratamento, a primeira opção é um abordagem conservadora usando medicamentos convencionais, como anti-inflamatórios não esteróides (AINES), paracetamol, relaxantes musculares, analgésicos opióides e corticosteróides. A segunda opção é cirúrgica.
A estimulação de pontos de acupunctura, através de diferentes métodos (acupuntura manual, eletro-acupuntura, acupressão e moxabustão), demostrou ser mais eficaz e segura do que os analgésicos.
A acupuntura pode bloquear a transmissão da dor liberando Ca++, K+, 5-hidroxitriptamina e peptídeos opióides. Além disso, o efeito analgésico da acupuntura está relacionado com o trifosfato de adenosina (ATP), que está envolvido na contração e relaxamento muscular e na inflamação As fibras nervosas sensoriais e simpáticas estão distribuídas sobretudo nos segmentos distais (mãos e pés) e é por essa razão que são usados pontos distais, para além de pontos locais ou sensíveis.
Fonte: Han, K. H., Cho, K. H., Han, C., Cui, S., Lin, L., Baek, H. Y., & Kim, J. (2022). The effectiveness and safety of acupuncture treatment on sciatica: A systematic review and meta-analysis. Complementary therapies in medicine, 71, 102872.
Commenti