top of page
marmore.png

Acupuntura no Tratamento da Dor Ciática


A dor ciática resulta de um dano primário ou secundário do ciático nervo na região lombar ou glútea, que afeta as extremidades inferiores com queixas motoras e sensoriais.


Nos últimos anos, as queixas de dor ciática tornaram-se uma preocupação global devido à sua alta prevalência (cerca de 40% da população).


Cerca de 90% dos casos de ciática são causados ​​pela compressão das raízes nervosas do nervo ciático devido à protrusão dos discos lombares, mas ossos, músculos, infeções e tumores e também podem causar inflamação do nervo ciático, devido à compressão no seu percurso.



 

Relativamente ao tratamento, a primeira opção é um abordagem conservadora usando medicamentos convencionais, como anti-inflamatórios não esteróides (AINES), paracetamol, relaxantes musculares, analgésicos opióides e corticosteróides. A segunda opção é cirúrgica.


A estimulação de pontos de acupunctura, através de diferentes métodos (acupuntura manual, eletro-acupuntura, acupressão e moxabustão), demostrou ser mais eficaz e segura do que os analgésicos.

A acupuntura pode bloquear a transmissão da dor liberando Ca++, K+, 5-hidroxitriptamina e peptídeos opióides. Além disso, o efeito analgésico da acupuntura está relacionado com o trifosfato de adenosina (ATP), que está envolvido na contração e relaxamento muscular e na inflamação As fibras nervosas sensoriais e simpáticas estão distribuídas sobretudo nos segmentos distais (mãos e pés) e é por essa razão que são usados pontos distais, para além de pontos locais ou sensíveis.

 

Fonte: Han, K. H., Cho, K. H., Han, C., Cui, S., Lin, L., Baek, H. Y., & Kim, J. (2022). The effectiveness and safety of acupuncture treatment on sciatica: A systematic review and meta-analysis. Complementary therapies in medicine, 71, 102872.


 
Logótipo Centro Medular



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page