top of page
marmore.png

Avaliação Neuro-Psicológica - O que é e para que serve?

Também conhecida como avaliação cognitiva, a avaliação neuropsicológica consiste num exame de carácter não invasivo que permite investigar o funcionamento cerebral, emocional e comportamental do indivíduo.

Esta análise, que tem em conta a dimensão biopsicossocial do ser humano, é feita com recurso a ferramentas específicas, como provas e baterias de testes, cujo objetivo é medir o desempenho da pessoa em diferentes áreas cognitivas como a atenção, memória, perceção, resolução de problemas, raciocínio, velocidade de processamento e linguagem, fazendo sempre a interface com os aspetos emocionais e comportamentais.

Considerada uma excelente medida de apoio ao diagnóstico de outros profissionais de saúde, a avaliação neuropsicológica destina-se tanto a adultos como a crianças.


Contribui na identificação de quadros clínicos que apresentem alterações de ordem neurológica, psicológica e/ou psiquiátrica como por exemplo, atraso global do desenvolvimento, doenças neurodegenerativas(doença de alzheimer, doença de parkinson, esclerose múltipla, etc.), traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, epilepsia e depressão. Possibilita ainda a elaboração de planos de intervenção adequados e individualizados, objetivando o processo de estimulação e reabilitação cognitiva.



Alguns sinais podem indicar a necessidade de procurar um neuropsicólogo.


Salientamos, para o efeito:

·      Dificuldades de concentração

·      Perda de memória

·      Dificuldades no planeamento e organização das atividades de vida diárias

·      Lentificação

·      Alteração da perceção

·      Dificuldades no raciocínio e na resolução de problemas


Tendo em conta a prevalência cada vez mais acentuada de distúrbios emocionais e de patologias de ordem neurológica, a perda de funcionalidade cognitiva é um assunto com especial destaque para a saúde publica. Uma atuação precoce neste campo pode contribuir para controlar, estagnar ou até mesmo reverter alguns quadros clínicos, levando a uma melhor qualidade de vida e bem-estar geral.

 
Logótipo Centro Medular


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page