O que é a Fibromialgia
Reconhecida pela OMS desde 1970, a fibromialgia é uma doença crónica caracterizada por queixas neuromusculares dolorosas e difusas, mas também pela presença de pontos de dor em regiões específicas.
Estes sintomas cardinais são frequentemente acompanhados por cansaço, sono não reparador, dores abdominais, perturbações da concentração e da memória, tendência para a depressão e ansiedade.
Além da dor, a Fibromialgia pode ocasionar rigidez generalizada no corpo, pela manhã e edema nas mãos e nos pés onde também são notadas paresias, principalmente nas mãos.
Estes pacientes são frequentemente acometidos por cefaleias de caráter tensional ou do tipo enxaqueca, sensibilidade ao frio (dores tendem a piorar no inverno), vertigem, dificuldade de concentração, boca e olho secos, taquicardia, tensão pré-menstrual e irritabilidade; os distúrbios de humor são comumente encontrados nestes pacientes (Goldenberg, 2001).
Diagnóstico da Fibromialgia
Uma vez que não existe nenhum exame específico ou análise que permita a confirmação do seu diagnóstico, este baseia-se na história clínica.
Os critérios atuais de diagnóstico são a presença com duração superior a três meses de dor difusa pelo corpo, dor à apalpação de 12 entre 18 pontos dolorosos e, pelo menos, mais de dois dos quatro sintomas seguintes: fadiga, alterações do sono, perturbações emocionais e dores de cabeça.
É essencial excluir outras doenças que possam causar estas queixas, como as lesões musculares, alterações do sistema imunológico, problemas hormonais e doenças reumáticas. Como tal, devem ser realizados os exames que sejam necessários. No caso da fibromialgia os seus resultados são normais.
Epidemiologia da Fibromialgia
A fibromialgia pode ter crises incapacitantes e não tem tratamento químico eficaz, nem cura definitiva. Afeta cerca de 4% das mulheres adultas e 1% dos homens.
A Importância da Acupuntura no Tratamento da Fibromialgia
Vários estudos têm investigado a eficácia da acupuntura no tratamento da fibromialgia. Uma revisão sistemática publicada pela Cochrane Library concluiu que a acupuntura pode ser eficaz no alívio da dor e da fadiga em pacientes com fibromialgia.
Outro estudo publicado na revista PLOS One descobriu que a acupuntura foi mais eficaz do que o tratamento convencional com medicamentos no tratamento da dor e da fadiga em pacientes com fibromialgia.
Apoiados em evidência científica e experiência clínica, no Centro Medular, temos a solução para si. No CM pode solicitar consultas de várias especialidades para apoio personalizado.
Se tem Fibromialgia, saiba que o Centro Medular é parceiro da Associação Portuguesa de Fibromialgia.
De que está à espera? Começe hoje a melhorar a sua vida! Marque já a sua consulta!
Comments