top of page
marmore.png

Fisioterapia Organizacional - Conheça os Benefícios

Muitas empresas almejam o máximo de produtividade, mas a grande maioria esquece de pôr em prática pequenas ações, que com um baixo investimento, promovam a qualidade de vida, trazendo um grande retorno à empresa, das quais se salienta a Fisioterapia.


A Fisioterapia é uma área da saúde que previne o surgimento e/ou agravamento de patologias, diagnostica, trata, reabilita e também promove ações em saúde. A Fisioterapia Laboral é uma especialidade que surgiu com o crescimento das organizações e complexidade de tarefas.


Qualquer trabalhador pode vir a sofrer lesões músculo-esqueléticas, contudo, estas podem ser evitadas através de uma avaliação das tarefas que o trabalhador executa, da adoção de medidas preventivas e de um controlo contínuo da eficácia.


As doenças profissionais podem ser desenvolvidas tanto em contexto de trabalho fisicamente sedentário (escritório), em que se adotam frequentemente posturas estáticas e prolongadas, ou trabalhos de índole predominantemente física (operários fabris) com movimentos repetitivos (sobre uso) e suporte recorrente de cargas (sobrecarga).


Este tipo de lesões musculoesqueléticas afeta maioritariamente a coluna vertebral (principalmente nas regiões cervical e lombar) e os membros superiores, representando cerca de 40% de todas as doenças de origem laboral na Europa. Diversas afeções tais como tendinite, tenossinovite, bursite, lombalgia, síndrome do túnel do carpo, entre outras, são atualmente, com base nos dados do INSS (2003), a segunda maior causa de afastamento do trabalho.


Por esta razão, o absenteísmo (ausência do trabalhador) e o presencismo (presença do trabalhador, porém com défices significativos de produtividade) têm sido problemas crescentes em inúmeras empresas, quer pela diminuição de produtividade que acarretam, quer pelo aumento de custos que representam.


O Fisioterapeuta Laboral é o profissional que atua dentro da empresa com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, prevenindo as doenças crónicas degenerativas, sendo o responsável pela saúde do colaborador dentro e fora da empresas.


É, então, de extrema importância implementar um programa de promoção de saúde em contexto laboral, que previna o desenvolvimento de novas lesões músculo esqueléticas. Este pode ser feito através:

  • 1)  Da criação de momentos de exercício físico/ alongamentos, focado nas necessidades de cada tarefa e na sensibilização para melhor higiene corporal diária;

  • 2)  Em alterações ergonómicas adaptadas a cada posto de trabalho - A intervenção ergonómica tem por objetivo contornar eventuais barreiras estruturais do posto de trabalho, com o intuito de diminuir a exigência física a ele associado, diminuindo por sua vez a probabilidade de desenvolvimento de patologias musculoesqueléticas. Dada a exigência a que os trabalhadores são sujeitos atualmente, a literatura científica tem vindo a demonstrar que as alterações ergonómicas, apesar de vantajosas, não são suficientemente eficazes se forem utilizadas isoladamente. Assim sendo, devem ser sempre associadas a um programa de exercícios, reforçando a condição física dos trabalhadores.

  • 3)  Na criação de momentos de pausa com 15 minutos de massagem individualizada a cada colaborador (no seu posto de trabalho).


Benefícios da fisioterapia no ambiente de trabalho para o colaborador

〰️ Benefícios Fisiológico: São a diminuição de tensões musculoesqueléticas, promovendo relaxamento, amenizando fadiga muscular, além de melhorar a circulação sanguínea, a oxigenação dos músculos e tendões, melhorando a mobilidade e flexibilidade, atuando na prevenção de doenças.

〰️ Benefícios Psicológicos: Quanto ao estado psicológico, podemos salientar que os exercícios proporcionam a melhora os níveis de concentração e reduz os índices de stress.

〰️ Benefícios Sociais: Em relação aos benefícios no âmbito social, nota-se melhoria no relacionamento interpessoal, integração social, favorecendo o sentido de grupo e desenvolvendo e melhorando o espírito de equipe.


Desta forma, a fisioterapia no ambiente de trabalho proporciona melhoria da qualidade de vida do trabalhador e gera lucro para empresa através do aumento da produtividade e diminuição de acidentes de trabalho. A sensibilização e consciencialização destes benefícios é de suma importância, de modo a incrementar a participação, e assim aumentar a produtividade.


Somos uma empresa que se preocupa com empresas!


Tem dúvidas sobre o CM Corporate?


De que está à espera? Começe hoje a melhorar a vida da sua empresa!



Logótipo Centro Medular


 
 
 

Comentários


bottom of page