A Consulta da Dor, na abordagem da patologia álgica, um quadro prevalente na sociedade (independentemente da sua causa), é um recurso indispensável para a decisão terapêutica dos quadros dolorosos. Muitos casos de patologia álgica têm início com um quadro agudo (após um estímulo doloroso identificado/conhecido), e a maioria dos casos podem tornar-se crónicos, por ausência de tratamento apropriado ou ausência de identificação do estímulo doloroso. A dor que persiste, de forma contínua ou recorrente, desde há 3 ou mais meses, é considerada crónica, e, muitas vezes, neste timing, motiva a procura dos cuidados de saúde. Contudo, a relação entre dor e lesão é variável e nem sempre é previsível e é neste contexto que o papel do médico apresenta relevo.
O papel da Medicina da Dor, sobretudo em contexto de consulta, consiste na caracterização e classificação da dor, com colheita da história clínica e na avaliação cuidada das limitações e contexto clínico do utente, no sentido de propor o tratamento mais adequado à patologia em questão, nomeadamente terapêutica conservadora (analgesia e anti-inflamatória) ou terapia manual e eventual necessidade de terapêutica mais invasiva (procedimentos percutâneos ou cirúrgicos). A avaliação médica tem um papel também na avaliação de fatores de risco/sinais de alarme que impliquem avaliação por outras especialidades médico-cirúrgicas.
A realização de exames complementares de diagnóstico, como é o caso da Radiografia, Tomografia Computorizada e Ressonância Magnética faz parte dos recursos do médico no diagnóstico da patologia em questão, sendo uma ferramenta indispensável para a avaliação do utente, nomeadamente para diagnóstico e para o planeamento terapêutico e controlo pós-terapêutico, para avaliação da eficácia do tratamento.
A Consulta da Dor assume assim um papel imprescindível na avaliação do doente e na articulação com as restantes especialidades do foro terapêutico, nomeadamente Fisioterapia/Osteopatia, na reabilitação dos diversos quadros álgicos.
Quando devo procurar um Médico?
- Quadros de dor agudos
- Quadros de dor crónicos
- Prescrição de terapêutica farmacológica
- Prescrição de tratamentos conservadores
Saiba mais acerca da Consulta da Dor com a Dra. Inês Prisco
CONTACTOS
(+351) 912 749 650
Chamada da rede móvel nacional
Rua 5 de Outubro 5531,
São Mamede de Infesta, Matosinhos
LINKS ÚTEIS
© 2023 Centro Medular. Todos os direitos reservados.