A Terapia de Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular, conhecida como EMDR, é uma psicoterapia fundamentada no Modelo de Processamento Adaptativo de Informação.
O EMDR parte do princípio de que os sintomas das perturbações psicológicas derivam de experiências traumáticas passadas que não foram devidamente processadas pela mente. Essas memórias traumáticas permanecem não resolvidas e manifestam-se como emoções intensas, sensações físicas perturbadoras, imagens vívidas e pensamentos negativos, causando sofrimento contínuo. Quando essas memórias são ativadas, a pessoa revive os elementos perturbadores associados a elas. A terapia EMDR tem como objetivo acessar e processar essas memórias traumáticas, permitindo uma resolução adaptativa, reduzindo o sofrimento e modificando as cognições negativas. Deste modo, é permitido ao paciente reinterpretar o problema (reprocessamento), e atribuir-lhe um diferente significado.
A técnica do EMDR envolve uma série de estímulos bilaterais, que podem ser visuais (como o movimento dos olhos de um lado para o outro, que deu origem ao nome da terapia), auditivos ou táteis. Durante uma sessão de EMDR, o paciente concentra-se na memória traumática, enquanto o terapeuta conduz esses estímulos bilaterais. Esse processo ajuda a processar as cargas emocionais negativas associadas à memória traumática, tornando as emoções, imagens, sensações corporais e pensamentos relacionados mais funcionais e adaptativos.
A eficácia do EMDR é respaldada por pesquisas robustas e amplamente aceite na comunidade científica. Esta abordagem terapêutica é recomendada em diretrizes de associações respeitadas, como a American Psychiatric Association (APA), o Department of Veterans Affairs e o Department of Defense dos Estados Unidos, o National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE) e a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Em suma, o EMDR é uma terapia segura e eficaz, comprovada cientificamente, que visa a resolução adaptativa de memórias traumáticas, proporcionando alívio e transformação, sem efeitos secundários negativos. Todavia, salienta-se que a terapia EMDR apenas pode ser praticada por Psicólogos e Psiquiatras com formação específica.
Quando devo procurar um Psicoterapeuta?
Existem várias ideias incorretas acerca da psicoterapia, que podem deixá-lo relutante em recorrer a este tratamento. Contudo, ultrapassar este medo pode ser muito benéfico, pois é o primeiro passo para se sentir melhor e ter mais qualidade de vida. Deve procurar um psicoterapeuta sempre que sentir:
Distúrbios de ansiedade, stress, fobia, pânico, distúrbio obsessivo-compulsivo
Distúrbios de humor: depressão, bipolaridade
Distúrbios de sono
Vícios/adições: alcoolismo, toxicodependência, vício do jogo,tabaco
Distúrbios de alimentação (anorexia, bulimia, compulsões alimentares)
Distúrbios de personalidade - Esquizofrenia ou outros distúrbios psicóticos
Dificuldade em gerir conflitos com familiares/casal
Dificuldade em lidar com grandes mudanças na vida, como um divórcio, processo de luto (morte de um familiar/amigo), perda de emprego ou crises de desenvolvimento
Necessidade de aprender a gerir sentimentos e atitudes pouco saudáveis, como raiva ou comportamentos passivo-agressivos
Recuperar de situações de abuso físico ou sexual
Ajudar a aceitar um problema de saúde mais grave (diabetes, cancro ou dor crónica) ou problemas da saúde sexual
CONTACTOS
(+351) 912 749 650
Chamada da rede móvel nacional
Rua 5 de Outubro 5531,
São Mamede de Infesta, Matosinhos
LINKS ÚTEIS
© 2023 Centro Medular. Todos os direitos reservados.