O Método Padovan®️ (Reorganização Neurofuncional) é uma abordagem terapêutica habilita e reabilita o sistema nervoso, através do estímulo de todas as fases de neuro-desenvolvimento.
Neste método, é estimulada a formação de novas conexões nervosas/sinapses, através da reprodução dos movimentos neuro-evolutivos, com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir o seu potencial genético e a adquirir todas as suas competências, como locomoção, linguagem e pensamento.
O sistema nervoso é o principal mediador e modulador das diversas atividades humanas. O homem possui um programa genético, mas, para torná-lo efetivo, necessita de estimulação e meio ambiente adequados (fatores epigenéticos).
O Método Padovanâ estimula os pré-requisitos para andar (locomoção - definição da lateralidade), falar (como meio de comunicação - linguagem) e pensar (processo mental desenvolvido a partir da linguagem). A técnica pode ser aplicada em todas as faixas etárias, do bebé à terceira idade.
“A construção das nossas representações mentais, fazem-se através do movimento” – António Damásio
Nas sessões de Método Padovan®️ são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha humana, passando, passo a passo, pelas etapas do processo de deslocamento e verticalização do corpo. Em seguida são feitos exercícios, de reeducação das funções reflexo-vegetativas orais (respiração, sucção, mastigação e deglutição). Os exercícios podem ser feitos de forma ativa, ativa-assistida ou passiva e são acompanhados por versos, músicas ou cantos, recitados pelo terapeuta, por forma a potenciar o sentido de ritmo e coordenação do paciente. Os movimentos são simétricos e sincronizados (tempo e espaço), onde o terapeuta é o escultor do movimento, através do reforço da sequência neuro-evolutiva.
As funções orais são consideradas pré-linguísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo da comunicação humana e linguagem. Para a concretização das sessões deste método é necessária uma avaliação inicial que envolve avaliação neurofuncional. Pode ser aplicado como método reabilitativo, preventivo ou de manutenção do sistema nervoso.
INDICAÇÕES DO MÉTODO PADOVAN®️:
- 
Alterações do desenvolvimento motor
 - 
Paralisia Cerebral (PC)
 - 
Descoordenação Motora Global e Fina
 - 
Dispraxias
 - 
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
 - 
Traumatismo Craniano
 
- 
Alterações da motricidade oral, fala e linguagem
 - 
Motricidade Oral: respirador oral, deglutição atípica, disfagia (dificuldade em deglutir) e maus hábitos orais
 - 
Perturbações articulatórias em geral (trocas, omissões e substituições de fonemas, afasias motoras e sensoriais, atraso de linguagem, gaguez)
 - 
Dificuldades da Aprendizagem: dislexia, discalculia e disgrafia
 
- 
Alterações neuro-motoras e síndromes
 - 
Doenças degenerativas do sistema nervoso
 - 
Parkinson
 - 
Alzheimer
 - 
Demências
 - 
Trissomia 21
 - 
Síndrome do Pânico
 
- 
Perturbações neuropsiquiátricas
 - 
Perturbação do Espetro de Autismo
 - 
PHDA
 - 
Depressão crónica.
 
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PADOVAN®️:
 
1. Promove maturação do sistema nervoso através da reprodução neuro-evolutiva; 
2.  Estimula novas sinapses; 
3.  Promove ativação do “Potencial Genético” por estratégia do neuro-desenvolvimento; 
4.  Promove economia e regulação de “Energia Vital” através da estimulação e maturação do SNA (Sistema Nervoso Autónomo); 
5. Promove regulação sensório motora do desenvolvimento; 
6.  Promove regulação comportamental;
7. Promove regulação do sono - SNA e Formação Reticular.
“Aquele que segue o que a sábia natureza nos mostra e ensina tem menos chance de errar”
Beatriz Padovan



