top of page
marmore.png

A Atuação da Terapia da Fala no Tratamento da Lesão Neurológica

A Terapia da Fala atua em diferentes áreas, desde o recém-nascido ao idoso.

Num adulto, após lesão neurológica, podem surgir diferentes alterações como perturbações de comunicação, perturbações da deglutição (disfagia), perturbações da linguagem (afasia), perturbações da fala (disartria e/ou apraxia) e perturbações de Motricidade e Sensibilidade Orofacial- o terapeuta da fala, inserido numa equipa multidisciplinar, desempenha um papel fundamental na melhoria e no tratamento destas perturbações.

Deve atuar junto da pessoa com lesão neurológica e da sua família o mais precocemente possível (fase aguda) e até ao contexto comunitário (fase reabilitação/fase crónica). Na fase aguda, avaliando e prevenindo complicações, e na fase reabilitação e fase crónica, reabilitando e adaptando a pessoa às necessidades específicas atuais, com o objetivo de atingir a máxima funcionalidade.


Nas perturbações da comunicação, onde se podem inserir as perturbações de linguagem e fala, é fundamental estabelecer um meio de comunicação eficaz que suprima as necessidades da pessoa e dos seus parceiros de comunicação, encontrando e treinando uma ferramenta (fala, escrita, desenho, tabela de comunicação de baixa ou alta tecnologia) que seja funcional na transmissão de mensagens (saudações, pedidos, comentários, reclamações, etc).



Nas alterações de deglutição é essencial realizar uma avaliação adaptada a cada pessoa e que tenha em consideração a funcionalidade e a segurança, prevenindo alterações de nutrição e infeções respiratórias por aspiração. A avaliação do contexto é também importante de forma a ajustar as estratégias compensatórias definidas à realidade da pessoa. A consistência da dieta instituída e principal via de alimentação e hidratação (via oral ou via entérica) devem ser definidas após avaliação, assim como objetivos para a progressão na alimentação.


Após lesão neurológica, não sendo identificado nenhum sinal que leve à procura de um terapeuta da fala, deve ser realizada uma avaliação formal na fase aguda de forma a evitar o aparecimento de perturbações futuras.



 
Logótipo Centro Medular


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page