O que é a Doença de Parkinson
A Doença de Parkinson (DP) é uma condição neurodegenerativa progressiva, caracterizada pelo défice de um neurotransmissor - dopamina, resultando em sintomas motores como: tremor em repouso, rigidez muscular, bradicinesia (dificuldade em iniciar movimentos voluntários e lentidão na sua execução), instabilidade postural e alteração da marcha. Distúrbios do sono, depressão, dor crónica e ansiedade, são algumas das manifestações não motoras da DP.
Fisiopatologia da Doença de Parkinson
A DP é causada pela morte de 70% a 80% das células produtoras de dopamina na substância negra (uma região do cérebro envolvida no controlo motor).
A deficiência de dopamina afeta os circuitos motores, resultando nos sintomas clássicos da doença.
Para além dos sintomas motores e não motores, a DP também envolve disfunções no sistema nervoso autónomo, levando a distúrbios digestivos, cardiovasculares e problemas de autorregulação da temperatura corporal.
Tratamentos
As intervenções farmacológicas são amplamente utilizadas para gerir os sintomas motores da DP. Contudo, estas abordagens apresentam limitações, como a ocorrência de efeitos secundários indesejados e a redução da sua eficácia a longo prazo.
Assim, tem-se verificado uma crescente procura por terapias complementares e integrativas, como a massagem terapêutica, para aliviar os sintomas motores e não motores da DP.
A Massagem na Melhoria dos Sintomas Motores
Os sintomas motores da DP (rigidez, tremores, bradicinesia e instabilidade postural), são particularmente debilitantes para os pacientes.
A massagem terapêutica pode atuar de várias formas no alívio dos sintomas da DP, tratando-se de uma excelente técnica que promove a circulação sanguínea e linfática, aumentando dessa forma o aporte de oxigénio e de nutrientes, facilitando a eliminação de toxinas de diferentes tecidos do nosso organismo.
Assim sendo, a massagem diminui a rigidez muscular, traz um alivio da dor sentida e melhora a mobilidade articular destes pacientes.
A Massagem na Melhoria dos Sintomas Não Motores
Embora os sintomas motores sejam frequentemente o foco principal no tratamento da DP, os sintomas não motores também desempenham um papel importante no bem-estar destes pacientes. Fatores como distúrbios do sono, fadiga, depressão e ansiedade, podem ser igualmente incapacitantes. Os efeitos da massagem em pacientes com DP podem ser explicados por uma série de mecanismos biológicos. Como já foi mencionado, a massagem promove a circulação sanguínea e potencia a libertação de hormonas relaxantes, como a serotonina e a oxitocina. Estas hormonas têm efeitos ansiolíticos e antidepressivos, que podem ser particularmente benéficos para pacientes com DP, que frequentemente sofrem de depressão e/ou ansiedade.
A massagem terapêutica apresenta-se como uma intervenção promissora para complementar o tratamento convencional da Doença de Parkinson.
A massagem pode ter efeitos benéficos tanto nos sintomas motores quanto nos sintomas não motores, proporcionando não só um alívio da rigidez muscular e articular, melhoria da mobilidade, redução da dor, como também na promoção do bem-estar geral ao reduzir a ansiedade e auxiliar no combate da depressão.
Acreditamos que massagem terapêutica pode ser uma ferramenta valiosa na melhoria da qualidade de vida dos pacientes com doença de Parkinson, contribuindo para o bem-estar físico e emocional num contexto de cuidados multidisciplinares.
Apesar dos resultados positivos, é importante que faça uma avaliação, antes de iniciar qualquer forma de terapia complementar, de forma a garantir que a nossa intervenção seja adequada à sua condição.
Existem também outras intervenções para a Doença de Parkinson como a Fisioterapia, a Neuropsicologia, a Acupuntura. No CENTRO MEDULAR, dispomos de uma equipa multidisciplinar especializada que pode atender às suas necessidades.
Ref. Bibliográficas:
1. Werner, R. (2019). A massage therapist’s guide to pathology: critical thinking and practical application (6th ed.). Books Of Discovery.
2. Aali, H., & Samadani, E. (2016). Influence of Massage Therapy on Muscle Stress and Anxiety of Elderly People. International Journal of Basic Sciences & Applied Research, 5(1), 27–30.
Tem dúvidas sobre o tratamento da Doença de Parkinson?
Solicite uma consulta de avaliação com a nossa equipa de especialistas.
De que está à espera? Começe hoje a melhorar a sua vida!
Saiba que o CENTRO MEDULAR desenvolveu uma parceria com a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson.
Commentaires