top of page
marmore.png

Controlo Postural na Criança


O controlo postural é adquirido através da interação de múltiplos sistemas, em particular o sistema visual,  o vestibular e o propriocetivo.

Estes são considerados essenciais para um controlo ótimo da postura estática  e dinâmica. 




O controlo postural é conseguido por um sistema de closed-loop ou feedback (correção postural, considerado um controlo postural adaptativo), contudo também pode envolver um sistema de  open-loop ou de feedforward (ajustes antecipatórios).  


A visão é um dos sistemas sensoriais mais poderosos para regular a postura. As crianças demonstram  respostas posturais distintas baseadas na informação visual desde cedo. 


Campbell sugere que por volta  dos 2 meses de idade é notório, mas que, por volta dos 6 dias já ocorre uma resposta muscular a nível  cervical a um estímulo visual. A visão tem um papel de tal forma importante para as crianças que, só entre  os 7 e os 10 anos, demonstram respostas posturais semelhantes aos adultos com os olhos fechados.  


Os sistemas somatosensorial e vestibular também participam desde cedo no controlo postural. Observa-se  uma resposta muscular em resposta à deslocação da cabeça. Só por volta dos 10 aos 15 anos é que estas  respostas se aproximam das do adulto.  



 
Logótipo Centro Medular

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page