O controlo postural é adquirido através da interação de múltiplos sistemas, em particular o sistema visual, o vestibular e o propriocetivo.
Estes são considerados essenciais para um controlo ótimo da postura estática e dinâmica.
O controlo postural é conseguido por um sistema de closed-loop ou feedback (correção postural, considerado um controlo postural adaptativo), contudo também pode envolver um sistema de open-loop ou de feedforward (ajustes antecipatórios).
A visão é um dos sistemas sensoriais mais poderosos para regular a postura. As crianças demonstram respostas posturais distintas baseadas na informação visual desde cedo.
Campbell sugere que por volta dos 2 meses de idade é notório, mas que, por volta dos 6 dias já ocorre uma resposta muscular a nível cervical a um estímulo visual. A visão tem um papel de tal forma importante para as crianças que, só entre os 7 e os 10 anos, demonstram respostas posturais semelhantes aos adultos com os olhos fechados.
Os sistemas somatosensorial e vestibular também participam desde cedo no controlo postural. Observa-se uma resposta muscular em resposta à deslocação da cabeça. Só por volta dos 10 aos 15 anos é que estas respostas se aproximam das do adulto.
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