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Neuro-desenvolvimento "Normal" Típico aos 6 meses de idade

Saiba quais são as etapas de desenvolvimento que o seu filho deve ter adquirido, num desenvolvimento normal, com 6 meses de idade:


✓ O bebé já tem suficiente tónus postural para manter várias posturas contra gravidade;


✓ Quando suportado no espaço, as reações de retificação da cabeça e tronco já são eficazes;


✓ Em decúbito dorsal grande atividade motora antigravítica, indicando aumento de força, endurance e  coordenação de padrões, assim como, melhoria da atividade postural. Em dorsal, agarra os pés,  observando- se um aumento da mobilidade pélvica;


✓ Em lateral brinca, alcança por longos períodos de tempo sem cair ou perder o equilíbrio, nem para ventral nem para dorsal;


✓ Em decúbito ventral apoia-se nas mãos, fazendo extensão dos braços, cabeça e tronco, com maior  eficiência. Apresentam ainda como movimentos antigravíticos a flexão e extensão dos joelhos, podendo  brincar com os pés juntos. Os movimentos são iniciados pela cabeça. Rola de ventral para dorsal sem  rotação do tronco;


✓ Aumento da atividade postural dos extensores, abdominais oblíquos e extensores da anca. Já tem mais  movimento do tronco em ventral. Inicia-se o dissociar de uma perna da outra, preparando para o rastejar;


✓ À medida que o controlo motor se desenvolve, em relação com a estabilidade postural, força muscular  e coordenação, esforços repetidos fazem com que o bebé traga o centro de gravidade para trás,  favorecendo que a pélvis fique sobre os joelhos;


✓ Rola entre os diferentes decúbitos. Cada bebé desenvolve um padrão individual para rolar, que se torna mais eficiente com a repetição e aprendizagem motora;


✓ Senta-se por longos períodos ativamente. Segura-se numa variedade de posturas em dorsal, ventral e  lateral. Senta-se sem apoio por instantes. Leva o corpo para a frente e aprende a trazer o corpo para  trás, e outras variedades de posturas na posição de sentado. A criança explora e tenta agarrar os  brinquedos fora de alcance, desenvolvendo habilidades cognitivas e percetivas;


✓ Sinergias posturais estão ativas para manter a posição de sentado, incluindo eretor da espinha,  abdominais, extensores da anca e, por vezes, flexores da anca;


✓ Quando sentado sem apoio não se observa extensão do joelho devido à postura de abdução e rotação  externa;


✓ De pé já não se observa muita abdução assumindo uma postura mais vertical. Faz jogos entre a flexão  e a extensão;


✓ Transfere os objetos de uma mão para a outra. Usa a mão numa preensão global. Abana a roca  propositadamente provocando sons. Utilizando os sistemas visuais, auditivo e oral;


✓ Dirige as duas mãos para o objeto para de seguida o levar à boca (agarra o biberão). Observa o objeto que cai e esquece-o rapidamente;


✓ Preensão de objetos pequenos;


✓ Reação de extensão protetiva para a frente;


✓ Dá gargalhadas. Ri e grita durante o jogo. Vira a cabeça na direção da fonte sonora (mãe);


✓ Respiração superior já não tão diafragmática;


✓ Reflexos orais integrados.  






Tem dúvidas se o teu filho atingiu o patamar "normal"? Marque já a sua consulta!



 
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