Saiba quais são as etapas de desenvolvimento que o seu filho deve ter adquirido, num desenvolvimento normal, com 7-9 meses de idade:
✓ Após os 6 meses raramente estão deitados, quer em ventral quer em dorsal. Estão sentados, ou de pé. Já se senta sobre a tuberosidade isquiática (ilíaco em posição neutra e carga positiva anterior) estabilizando a parte superior do corpo;
✓ Aos 7 meses as reações de equilíbrio são consistentes em ventral e em dorsal. Aos 8 meses desenvolvem reações de equilíbrio sentado e dá-se início às reações de equilíbrio de gatas. Apresenta reação de extensão protetiva para os lados;
✓ Aos 7 meses alguns já se aguentam sentados sem suporte, outros preferem apoiar-se com as mãos. Progressivamente ficam com as mãos livres para brincar, cada vez com maior amplitude de movimento e mais afastadas do corpo. A variedade de posturas dos membros inferiores condiciona a eficiência da função dos membros superiores;
✓ É capaz de muitos skills motores funcionais e usa o movimento para interagir com o ambiente. A atividade postural deve providenciar estabilidade e transferência de peso durante esses movimentos. As alterações posturais que acompanham os padrões de movimento desenvolvidos, fazem parte da aprendizagem motora. Em adição ao modelar da atividade postural durante a execução da atividade motora o bebé aprende a antecipar a postura a um movimento;
✓ Introdução do componente de rotação (inervação recíproca mais eficaz), movimentos harmoniosos com conjugação da flexão e extensão;
✓ Aos 7 meses inicia a transição de sentado para ventral com flexão e rotação externa a criança move o centro de gravidade sobre a pélvis ao rodar o tronco. A criança coloca as mãos no chão mas não suporta o peso e cai para frente ficando em ventral. Com a repetição aprende a assumir a posição de quadrúpede ao rodar menos e a aumentar a flexão do joelho para controlar peso sobre os braços enquanto move o centro de gravidade na diagonal. Este movimento vai-se aperfeiçoando-se, aumentando a coordenação e controlo postural tornando-se mais fácil e rápido, ao 8o mês consegue assumir a posição de quadrúpede, pois tem maior controlo dos movimentos;
✓ Aos 7 meses pivota para os lados e para a frente puxa-se com os braços mas sem impulso dos pés, inicia o rastejar;
✓ Aos 7 meses a pega é palmar, evoluindo para digital ao 8o mês (tenta pegar numa colher). Segura dois cubos um em cada mão e junta-os;
✓ Noção do contentor/contido (apesar de não ser capaz de colocar os objetos na chávena, já demonstra a noção de contentor/contido). Encontra objeto parcialmente escondido;
✓ Início da retificação da cintura pélvica;
✓ Aos 9 meses senta-se sozinho durante 10 a 15 minutos. Senta-se de lado;
✓ Na posição de quadrúpede transfere o peso sobre um joelho. O tronco desse lado alonga-se e encurta do lado oposto quando a pélvis cai. Para além da rotação sobre uma anca, traz a perna na direção do ombro. A criança, à posteriori, desenvolve a capacidade de alcançar quer lateralmente quer para a frente, agarra-se à mobília, isto é, não mantém a posição de quadrúpede mas move-se dentro dela, para conseguir qualquer coisa, ou ir a qualquer lado;
✓ Assume a posição de gatas com os joelhos em extensão, ao empurrar-se com as mãos em ventral (o que implica pés ativos contra o chão (favorece a flexão plantar), estabilidade postural proximal e atividade abdominal);
✓ Volta o corpo para apanhar um brinquedo, alcança o brinquedo de encaixe, mas ainda não consegue voltar a colocá-lo;
✓ Desloca-se rolando ou rastejando. Podem também gatinhar, mas alguns só o fazem a partir dos 10/11 meses. A posição de gatas fornece um grande input para a mão, desde o alongamento dos tecidos moles da palma, até ao reforço dos arcos palmares em resposta às reações de equilíbrio preparando para os padrões de preensão;
✓ Põe-se de pé com apoio, não consegue baixar-se. De ventral para de pé, puxa o corpo para de pé usando os braços para trepar;
✓ Inicialmente não assume a posição de pé linear. Os joelhos ficam posteriores aos ombros, a atividade postural é insuficiente para aguentar a pélvis em extensão. Inclinando o corpo para a frente o bebé puxa-se com os braços, a pélvis sobe e as pernas estendem-se simultaneamente. O peso é suportado pelos braços e tronco superior, ajusta os membros inferiores para ficarem alinhados com a pélvis. Em pé para aumentar a estabilidade postural para além de alinhar os membros inferiores com a pélvis, encosta o tronco contra a superfície de apoio;
✓ Desenvolve o equilíbrio em pé, volta a cabeça e o tronco para visualizar e explorar o ambiente;
✓ Observa-se um aumento do controlo das ancas. Pélvis e anca alinhadas com os ombros;
✓ Segurando-se dá uns passos laterais;
✓ Tem equilíbrio suficiente para estar de pé com uma mão dada, usando base alargada e flexão da anca;
✓ Muitos só por volta dos 10/11 meses conseguem passar de uma base de apoio para outra;
✓ Aponta com o indicador (enquanto na outra mão ocorre uma reação em espelho);
✓ Os dois lados da mão começam a trabalhar independentemente um do outro, usa preensões finas, aponta com o indicador, progressivamente evolui para pinça. Brinca com um objeto em cada mão e larga um para obter outro;
✓ Procura objetos quando estes caiem (dentro do campo de visão), baixa-se para apanhar um objeto, sai da sua base de suporte, começa a entender a relação do corpo no espaço;
✓ Leva bolacha à boca mastigando;
✓ Coloca as mãos à volta do biberão ou copo;
✓ Reação de extensão protetiva para trás;
✓ Inicia causa/efeito (sem intenção);
✓ Início da capacidade simbólica (brincar);
✓ Tem a noção de objeto permanente, aumentando a ligação emocional com pessoas e objetos;
✓ O movimento é dirigido graças ao desenvolvimento da visão, e habilidade cognitiva para focar a atenção na tarefa;
✓ Marcha lateral com apoio.
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