A Importância da Reabilitação na Terceira Idade - Como Conseguir o Envelhecimento Ativo
É uma especialidade relativamente recente da fisioterapia, que inclui técnicas que envolvem, na sua generalidade, a utilização de um ecógrafo para que se aumente a eficácia e segurança dos procedimentos realizados com uma agulha de diâmetro reduzido, não biselada e não oca.
Técnicas usadas:
- Ecografia Músculo-Esquelética
A Ecografia Músculo-esquelética tem-se demonstrado essencial na prática clínica do Fisioterapeuta, revelando um papel importante como meio auxiliar de diagnóstico e na monitorização da fase de tratamento de lesões.
A Ecografia possibilita ao Fisioterapeuta atuar com maior rigor e precisão, auxiliando-o a localizar e interpretar as lesões e/ou disfunções dos pacientes
Permite ainda intervir e observar em tempo real, aumentando a eficácia e segurança do tratamento, bem como a resposta ao mesmo.
- EPI – Eletrólise Percutânea Intratecidular
Consiste na aplicação de uma corrente galvânica de alta intensidade, através de uma agulha de diâmetro reduzido, concebida para o efeito, no ponto exato da lesão, sendo o procedimento guiado por ecógrafo. Esta técnica promove efeitos mecânicos e neuroquímicos que representam um grande avanço em direção à cura.
As modificações na estrutura e no comportamento biológico dos tecidos moles são imediatas.
Desta forma conseguimos excelentes resultados na redução da dor, na função tecidular e diminuir significativamente o tempo necessário para a regeneração da estrutura.
- Neuromodulação Percutânea Ecoguiada
Realiza-se com auxílio de um ecógrafo e a sua aplicação baseia-se no recurso a uma agulha de punção associada a uma corrente de baixa ou média frequência, com vista a detetar respostas sensitivas ou motoras ao estimular o nervo periférico. A Neuromodulação tem como objetivos: diminuir a dor, restabelecer a função do sistema nervoso (a nível periférico, central, somático, autónomo, sensorial, motor, vascular, glandular e visceral) e melhorar a função neuromuscular, os padrões de recrutamento muscular e controlo motor.
Foi desenvolvida para dar resposta, principalmente em casos de dor de longa duração (crónica), que não encontravam resposta adequada com outro tipo de abordagens como a farmacológica, terapia manual, etc.
Usada em patologias e sintomas como: dor ciática ou cervicobraquialgia, síndrome do túnel cárpico, sensações como dormência, formigueiro e choque elétrico.
Quando devo procurar um Fisioterapeuta com esta especialização?
Lesões no tendão (tendente/tendinose/tenossinovite)
Lesões no músculo (roturas, estiramentos)
Lesões nos ligamentos (entorse, roturas)
Fasceíte
CONTACTOS
(+351) 912 749 650
Chamada da rede móvel nacional
Rua 5 de Outubro 5531,
São Mamede de Infesta, Matosinhos
LINKS ÚTEIS
© 2023 Centro Medular. Todos os direitos reservados.